Com capítulo de professora do PPGCOM, livro discute temas emergentes sobre infância, juventudes e mídia na contemporaneidade

Obra reflete sobre avanços e retrocessos nos direitos de crianças e adolescentes; professora do PPGCOM assina estudo sobre a youtuber Bel

A professora do PPGCOM, Pâmela Craveiro, é uma das autoras da obra Infância, Juventudes e Debates Emergentes, lançada recentemente pela Pimenta Cultural.

Organizada por Brenda Guedes e Bárbara Janiques de Carvalho, o livro reúne 26 pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de Portugal, com atuações em diferentes instituições e centros de pesquisa, que se propõem a pensar as conquistas e desafios na relação entre infância, juventude e mídia nos dias atuais.

Fragmento da capa do livro Infância, Juventudes e Debates Emergentes (Pimenta Cultural, 2020)

Situados em áreas diversas mas correlatas, como comunicação, psicologia e direito, os autores e autoras atualizam a literatura científica sobre o tema a partir de olhares multidisciplinares divididos em cinco eixos principais: (i) Políticas e Práticas de Regulação, (ii) Publicidade e Consumos Infantis, (iii) Representações em Pauta, (iv) Práticas Contemporâneas de Sociabilidade: riscos e oportunidades e (v) Cidadania e Literacias Midiáticas.

Dentro do eixo Práticas Contemporâneas de Sociabilidade: riscos e oportunidades, a professora Pâmela Craveiro assina o capítulo Salve Bel para meninas: Discussões sobre a youtuber Bel e os direitos da criança e do adolescente no Twitter.

Em coautoria com Maria Clara Sidou Monteiro e Thinayna Mendonça Máximo, a professora explica que “o estudo discute, a partir da repercussão do caso da #salvebelparameninas no Twitter, a produção de vídeos por crianças no YouTube, levando em consideração os riscos e oportunidades implicados, bem como o modo como a percepção dos direitos de crianças e adolescentes atravessam essa discussão no âmbito público”.

Em relação ao alcance e à atualidade da obra, Pâmela Craveiro acrescenta que “no ano em que o ECA comemora 30 anos, o livro propõe uma discussão pertinente no âmbito dos direitos da criança e do adolescente, sobretudo, nesse difícil cenário político que atravessamos”.

Estrutura da obra Infância, Juventudes e Debates Emergentes (Pimenta Cultural, 2020)
Apresentação
Brenda Guedes
Bárbara Janiques de Carvalho

Prefácio
Renata Tomaz

Eixo 1Políticas e práticas de regulação

Capítulo 1. Flexibilização ou fragilização? O caso da consulta pública sobre publicidade infantil proposta pelo Governo Federal
(Brenda Guedes e Bárbara Janiques de Carvalho)

Capítulo 2. Endosso Infantil no YouTube: Legislações nas fronteiras entre Anúncio Publicitário e Conteúdo Orgânico
(Rodrigo Lopes e Taísa Cristina Tenório)

Capítulo 3. Leis de proteção à criança no Brasil: Lacunas na relação entre jogos eletrônicos e infâncias conectadas
(Debora Maria dos Santos)
Eixo 2Publicidade e consumos infantis

Capítulo 4. Criança conectada em tempos de pandemia: Traços do consumo infantil na ambiência digital
(Nirvana Lima e Rogério Covaleski)

Capítulo 5. Diversão, Entretenimento e Publicidade: A promoção da criança conectada em meio às lógicas de consumo
(Marcelo de Andrade)

Capítulo 6. O que a publicidade de brinquedos diz para as crianças? Uma análise lexical do texto publicitário
(Manoela Pagotto Martins Nodari e Priscilla de Oliveira Martins-Silva)
Eixo 3Representações em pauta

Capítulo 7. Entre princesas, príncipes e armas: Os estereótipos de gênero na infância, da publicidade ao governo Bolsonaro
(Julia Santos Rodrigues Dias)

Capítulo 8. Ariel pode ser negra? A representação racial na escolha da protagonista do filme A Pequena Sereia
(Ariane Holzbach, Wagner Dornelles e Jackeline Costa)
Eixo 4. Práticas contemporâneas de sociabilidade: riscos e oportunidades

Capítulo 9. “Salve Bel para meninas”: Discussões sobre a youtuber Bel e os direitos da criança e do adolescente no Twitter
(Maria Clara Sidou Monteiro, Pâmela Saunders Uchôa Craveiro e Thinayna Mendonça Máximo)

Capítulo 10. “Meu corpo não é público”: Uma análise do debate sobre a hashtag-movimento #exposedfortal no Twitter (Simone Faustino da Silva)

Capítulo 11. Práticas e sentidos do consumo na infância: Reflexões sobre os processos comunicacionais on-line de crianças entre 10 e 12 Anos (Renata Alves de Albuquerque Othon e Maria das Graças Pinto Coelho)

Capítulo 12. O direito à participação no canal de Julia Silva no YouTube (Nut Pereira de Miranda e Inês Vitorino Sampaio)

Eixo 5. Cidadania e literacias midiáticas

Capítulo 13. Literacia do YouTube para crianças e adolescentes: uma agenda de intervenção (Lidia Marôpo e Ana Jorge)

Capítulo 14. Brincando de produzir audiovisual: A experiência da TV Casa Grande e a participação das crianças (Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante e Inês Vitorino Sampaio)
Sobre as autoras e os autores
Índice Remissivo

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