Obra reflete sobre avanços e retrocessos nos direitos de crianças e adolescentes; professora do PPGCOM assina estudo sobre a youtuber Bel
A professora do PPGCOM, Pâmela Craveiro, é uma das autoras da obra Infância, Juventudes e Debates Emergentes, lançada recentemente pela Pimenta Cultural.
Organizada por Brenda Guedes e Bárbara Janiques de Carvalho, o livro reúne 26 pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de Portugal, com atuações em diferentes instituições e centros de pesquisa, que se propõem a pensar as conquistas e desafios na relação entre infância, juventude e mídia nos dias atuais.
Situados em áreas diversas mas correlatas, como comunicação, psicologia e direito, os autores e autoras atualizam a literatura científica sobre o tema a partir de olhares multidisciplinares divididos em cinco eixos principais: (i) Políticas e Práticas de Regulação, (ii) Publicidade e Consumos Infantis, (iii) Representações em Pauta, (iv) Práticas Contemporâneas de Sociabilidade: riscos e oportunidades e (v) Cidadania e Literacias Midiáticas.
Dentro do eixo Práticas Contemporâneas de Sociabilidade: riscos e oportunidades, a professora Pâmela Craveiro assina o capítulo Salve Bel para meninas: Discussões sobre a youtuber Bel e os direitos da criança e do adolescente no Twitter.
Em coautoria com Maria Clara Sidou Monteiro e Thinayna Mendonça Máximo, a professora explica que “o estudo discute, a partir da repercussão do caso da #salvebelparameninas no Twitter, a produção de vídeos por crianças no YouTube, levando em consideração os riscos e oportunidades implicados, bem como o modo como a percepção dos direitos de crianças e adolescentes atravessam essa discussão no âmbito público”.
Em relação ao alcance e à atualidade da obra, Pâmela Craveiro acrescenta que “no ano em que o ECA comemora 30 anos, o livro propõe uma discussão pertinente no âmbito dos direitos da criança e do adolescente, sobretudo, nesse difícil cenário político que atravessamos”.
Estrutura da obra Infância, Juventudes e Debates Emergentes (Pimenta Cultural, 2020)
Apresentação Brenda Guedes Bárbara Janiques de Carvalho Prefácio Renata Tomaz Eixo 1. Políticas e práticas de regulação Capítulo 1. Flexibilização ou fragilização? O caso da consulta pública sobre publicidade infantil proposta pelo Governo Federal (Brenda Guedes e Bárbara Janiques de Carvalho) Capítulo 2. Endosso Infantil no YouTube: Legislações nas fronteiras entre Anúncio Publicitário e Conteúdo Orgânico (Rodrigo Lopes e Taísa Cristina Tenório) Capítulo 3. Leis de proteção à criança no Brasil: Lacunas na relação entre jogos eletrônicos e infâncias conectadas (Debora Maria dos Santos)
Eixo 2. Publicidade e consumos infantis
Capítulo 4. Criança conectada em tempos de pandemia: Traços do consumo infantil na ambiência digital
(Nirvana Lima e Rogério Covaleski)
Capítulo 5. Diversão, Entretenimento e Publicidade: A promoção da criança conectada em meio às lógicas de consumo
(Marcelo de Andrade)
Capítulo 6. O que a publicidade de brinquedos diz para as crianças? Uma análise lexical do texto publicitário
(Manoela Pagotto Martins Nodari e Priscilla de Oliveira Martins-Silva)
Eixo 3. Representações em pauta Capítulo 7. Entre princesas, príncipes e armas: Os estereótipos de gênero na infância, da publicidade ao governo Bolsonaro (Julia Santos Rodrigues Dias) Capítulo 8. Ariel pode ser negra? A representação racial na escolha da protagonista do filme A Pequena Sereia (Ariane Holzbach, Wagner Dornelles e Jackeline Costa)
Eixo 4. Práticas contemporâneas de sociabilidade: riscos e oportunidades Capítulo 9. “Salve Bel para meninas”: Discussões sobre a youtuber Bel e os direitos da criança e do adolescente no Twitter (Maria Clara Sidou Monteiro, Pâmela Saunders Uchôa Craveiro e Thinayna Mendonça Máximo) Capítulo 10. “Meu corpo não é público”: Uma análise do debate sobre a hashtag-movimento #exposedfortal no Twitter (Simone Faustino da Silva) Capítulo 11. Práticas e sentidos do consumo na infância: Reflexões sobre os processos comunicacionais on-line de crianças entre 10 e 12 Anos (Renata Alves de Albuquerque Othon e Maria das Graças Pinto Coelho) Capítulo 12. O direito à participação no canal de Julia Silva no YouTube (Nut Pereira de Miranda e Inês Vitorino Sampaio) Eixo 5. Cidadania e literacias midiáticas Capítulo 13. Literacia do YouTube para crianças e adolescentes: uma agenda de intervenção (Lidia Marôpo e Ana Jorge) Capítulo 14. Brincando de produzir audiovisual: A experiência da TV Casa Grande e a participação das crianças (Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante e Inês Vitorino Sampaio)
Sobre as autoras e os autores Índice Remissivo