O trabalho premiado resulta de uma experiência na disciplina de Jornalismo Ambiental, do curso de jornalismo da UFMT, no Araguaia
Os professores do PPGCOM Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini e Cristóvão Domingos de Almeida receberam menção honrosa no GP Projetos Pedagógicos, no 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo e no 15º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, promovido pela ABEJ – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo.
Os eventos foram realizados entre os dias 25 e 27 de novembro de 2020, de forma remota, e organizados pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e pela ECA – Escola de Comunicações a Artes da USP – Universidade de São Paulo.
Intitulado Jornalismo Ambiental em Sala de Aula: uma aprendizagem reflexiva da profissão, o trabalho, em coautoria com Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, é um relato de experiência na disciplina de Jornalismo Ambiental, do 3º semestre do curso de Jornalismo do campus da UFMT no Araguaia.
Como se destaca no resumo do texto, “por meio do Botoblog, blog criado para a publicação das notícias produzidas nas disciplinas, foi possível levar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística, gerando narrativas sobre a prática que serviram para melhorar o modo de produção das matérias e fixação dos princípios do Jornalismo Ambiental”.
A experiência relata a tríade prática-teoria-prática, a partir de uma transposição didática de Donald Schon sobre o ensino reflexivo aplicada à realidade do ensino em jornalismo.
A professora Jociene Pedrini explica que “esta foi uma tentativa que deu certo para experimentar uma especificidade do jornalismo, como o jornalismo ambiental, diretamente aliado à vivência prática da profissão jornalística”.
Já o professor Cristóvão Almeida afirma que recebeu a notícia com alegria por acreditar na metodologia ativa trabalhada na experiência. “É uma inovação em sala de aula que deu certo e este reconhecimento de colegas professores de Jornalismo nos faz acreditar que estamos no caminho certo, com uma metodologia de ensino-aprendizagem moderna e exequível”, afirma.
O trabalho pode ser consultado na página do evento. Para ter acesso, clique aqui.