PPGCOM é passo importante na consolidação da pós-graduação na UFMT, diz Pró-Reitora

Na abertura do PPGCOM, Ozerina Vitor lembrou ‘a demanda reprimida’ de profissionais que aguardavam um mestrado em comunicação em MT

Na tarde da última quinta-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT iniciou suas atividades oficialmente. A sessão de abertura, transmitida pelo Youtube do PPGCOM, reuniu docentes e discentes do Programa e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo e Cinema e Audiovisual.

Antes do início da Aula Inaugural, proferida pela professora Ângela Marques, da Universidade Federal de Minas Gerais, o PPGCOM recebeu a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, professora Ozerina Vitor de Oliveira, e o Diretor da Faculdade de Comunicação e Artes, professor Aclyse de Mattos, que assinalaram a importância do momento para a UFMT e a FCA.

Bruno Araújo, Aclyse de Mattos e Ozerina Vitor, na sessão de abertura do PPGCOM

Além de enfatizar a ‘formação altamente qualificada’ do corpo docente do PPGCOM, a pró-reitora destacou o ‘empenho’ e o ‘engajamento’ do grupo de professores e professoras envolvidos na construção da proposta desde a sua concepção e envio à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ozerina Vitor lembrou, ainda, a ‘demanda reprimida’ que existe em Mato Grosso, por parte de profissionais formados em Comunicação que aguardavam a abertura de um mestrado na área.

Este momento representa um passo largo na consolidação da pós-graduação na UFMT porque ainda não tínhamos um programa na área da comunicação em nossa instituição. É a realização de um sonho, da Faculdade, dos professores e também dos alunos.

Ozerina Vitor de Oliveira Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFMT

Diretor da Faculdade de Comunicação e Artes, o professor Aclyse de Mattos recordou que 2020 assinala o quinto ano da criação da FCA, unidade da qual o PPGCOM faz parte, além de marcar os 50 anos da UFMT e os 30 anos de criação da curso de comunicação social na instituição.

O professor parabenizou à UFMT pelo apoio à abertura do mestrado, destacando a área de concentração Comunicação e Poder como uma oportunidade para pensar as várias formas de ‘tornar comum’ e ‘possíveis’ outras realidades.

Bruno Araújo, coordenador do PPGCOM, reconstituiu a trajetória de criação do programa, enfatizando o espírito de coletividade de todos quantos colaboraram na construção do mestrado em comunicação ao longo do ano de 2019, mas também durante as três décadas de formação de profissionais na área, especialmente pelo Departamento de Comunicação da UFMT.

Ao celebrar a abertura do 90º PPG em Comunicação do país, o professor Bruno Araújo fez menção ao momento político nacional, como um dos mais desafiantes para a Universidade pública e a produção de ciência.

 

A criação do mestrado em Comunicação na UFMT resulta de um processo paulatino de amadurecimento interno da pesquisa em comunicação como primordial na compreensão do tempo contemporâneo, sobretudo por meio do estudo de fenômenos regionalmente caros a esta região multicultural do país.

Bruno Araújo Coordenador do PPGCOM

É nosso dever seguir resistindo e produzindo ciência, com vistas a uma efetiva transformação da realidade. Começar um programa de pós-graduação novo neste contexto é, por si só, um ato de resistência”, finalizou.

O vídeo da sessão de abertura do PPGCOM está disponível abaixo.

Tags
Acessbilidade